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Treinar com um parceiro pode melhorar seu desempenho
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quinta-feira, 10 de maio de 2018 - 08:38
running partnerFala, galera! Uma das coisas que quem começa a praticar a corrida logo aprende a valorizar é o lado social, principalmente se você está numa assessoria: logo você se enturma e arruma parceiros de treino.

O que eu não tinha sacado é que isso pode fazer com que a sua performance melhore.

Deve ser verdade, porque quem já teve curiosidade de ver como é uma sessão de treinamento no Quênia viu aquele monte de corredores saindo juntos (embora essa matéria aqui tenha demonstrado que eles não chegam juntos ao final do treino, só iniciam... mrgreen)

E é justamente desse possível aumento de performance que seu parça pode te trazer que fala esse artigo que traduzi do excelente site OutsideOnline, outra descoberta recente.

Quem assina o artigo é Alex Hutchinson, que assina a coluna Outside 's Sweat Science, foi treinador em Cambridge e corredor de longa distância na equipe nacional canadense e escreveu uma coluna de treinamento para a revista Runner's World, além de ter lançado um livro chamado ENDURE: Mind, Body e Curiously Elastic Limits of Human Performance.

Então, bora dar aquela lidinha básica? mrgreen
Em 1969, o psicólogo Robert Zajonc, da Universidade de Michigan, publicou um estudo mostrando que as baratas podiam correr mais rápido se outras baratas observavam do lado de fora, mas se saíam pior em uma tarefa de aprendizado de labirinto quando tinham público. Foi uma intrigante demonstração da maneira como nosso desempenho responde à presença de outros, repercutindo resultados semelhantes para tarefas simples versus complexas em humanos. Foi também um lembrete de que os efeitos da facilitação social são mais profundos do que simplesmente ficar empolgado ou pensar demais, o que nenhuma das baratas é propensa a fazer.

Recentemente, me vi lendo sobre as baratas de Zajonc graças a um novo estudo, publicado no Journal of Strength and Conditioning Research e liderado por Andy Sparks, da Edge Hill University, na Grã-Bretanha, sobre o papel dos observadores no desempenho de supino. Numerosos estudos ao longo dos anos mostraram que trabalhar com um personal trainer leva a maiores ganhos de força, mas as razões nunca foram claras. Será que os treinadores dão melhores conselhos ou estabelecem metas mais difíceis ou gritam slogans motivacionais para você? Ou a mera presença deles é uma ajuda ergo gênica?

No novo estudo, Sparks e seus colegas pediram a 12 voluntários, todos com pelo menos um ano de experiência em treinamento de peso, que realizassem três séries de supino a 60% de seu máximo de um representante, todas até a falha e descanso de dois minutos entre cada conjunto. Eles fizeram esse teste duas vezes, em dois dias separados, uma vez com dois observadores de cada lado da barra e uma vez sem nenhum observador visível. (Os observadores ainda estavam lá, mas estavam escondidos atrás de uma tela para que os voluntários não pudessem vê-los enquanto levantavam.)

Como esperado, os voluntários conseguiram executar mais repetições quando souberam que os observadores estavam observando do que quando não sabiam, levantando um total de 11,2% a mais de peso. Veja como ficou o desempenho em cada conjunto:


(Journal of Strength & Conditioning Research)


O que é interessante é como os voluntários perceberam seus esforços. Depois de cada set, eles foram solicitados a avaliar o quanto era difícil, tanto no geral quanto nos braços e no peito. Eles sempre disseram que estavam trabalhando com mais afinco quando nenhum observador estava lá, embora estivessem de fato realizando menos repetições. Na escala de percepção de esforço de Borg, que vai de 6 a 20, eles classificaram o primeiro set como 10,8 com observadores e 11,7 sem; o segundo conjunto foi 13.0 e 14.0.

Os voluntários também foram questionados sobre sua auto eficácia, que é uma medida de sua crença em sua capacidade de ter sucesso em uma determinada tarefa. Especificamente, após o primeiro e o segundo set, eles foram questionados: "Quão confiantes (numa escala de 1 a 10) é que você irá igualar o número anterior de repetições?" Com um observador, a resposta média foi de 6,4 após o primeiro set e 6.3 após o segundo set. Sem um observador, embora o número de repetições a serem executadas fosse menor, as médias eram de 4,4 e 4,9.

Como os pesquisadores apontam, tem havido muitas pesquisas sobre os efeitos de aumento de desempenho dos competidores no desempenho de resistência e de grandes multidões no desempenho do levantamento de peso. Mas a mera presença de dois estranhos silenciosos parece uma mudança muito sutil nas condições, dada a grande diferença no resultado. Se fosse simplesmente um caso de querer impressionar os espectadores, você esperaria que o esforço relatado deles fosse maior, e não menor (embora eu suponha que também seja possível que as menores avaliações de esforço sejam uma tentativa inconsciente de impressionar).

Mas, como sugerem as baratas de Zajonc, acho que algo mais fundamental está acontecendo aqui. Um dos meus estudos favoritos nesse sentido é um experimento de 2010 da antropóloga cognitiva e evolutiva Emma Cohen com remadores da Universidade de Oxford, que descobriu que fazer um treino de máquina de remo sozinho em uma sala aumentava a tolerância à dor, presumivelmente devido a uma onda de substâncias químicas cerebrais chamadas endorfinas - mas fazer exatamente o mesmo exercício em uma sala com colegas de equipe produziu um aumento muito maior na tolerância à dor. Em pesquisa subsequente, Cohen descobriu que o aquecimento com um colega de equipe produz melhor desempenho em um teste de corrida - e o efeito é ainda maior quando os exercícios de aquecimento são realizados em sincronia (uma descoberta, Cohen sugere, que pode estar profundamente enraizada em nossa necessidade evolutiva de cooperação em grupo).

Em outras palavras, estamos preparados para responder à presença de outras pessoas. Eles podem ajudá-lo a ir mais fundo ou a fazer com que um determinado nível de esforço seja mais fácil. Isso é algo que muitos de nós descobrimos intuitivamente ao treinar com um grupo, e é por isso que estou disposto a viajar diariamente para me encontrar com amigos para os meus treinos duros. E, como nos lembra o estudo de Sparks, essas outras pessoas não precisam gritar conosco, oferecer orientação técnica ou mesmo dizer qualquer coisa. Tudo o que eles têm que fazer é aparecer.
Abraços e beijos a todos e até a próxima! mrgreen

Fonte: OutSideOnLine (tradução)

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