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Subidas: veja dicas para encará-las!
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sexta-feira, 18 de maio de 2018 - 13:53
subidaFala, galera!

Creio que os grandes temores dos praticantes da corrida são dois: as lesões e as subidas, não necessariamente nessa mesma ordem. Bom, pelo menos são os meus!

Sobre as subidas, quem nunca deu aquela desanimada quando vê aquela piramba quilométrica, ainda mais se não estudou previamente o percurso e não sabia que ela parecia o Kilimanjaro?

Então, a matéria de hoje, do excelente site Competitor.com, fala justamente sobre como conquistar o Everest que apareceu no meio da sua prova ou treino com dignidade.

Bora dar aquela lidinha básica? mrgreen
Andrew Kastor já trabalhou com dezenas de atletas, desde iniciantes até maratonistas olímpicos (como sua esposa, Deena, que está correndo as seletivas para os Jogos Olímpicos neste fim de semana), e oferece seus conselhos de especialista.

Mentalidade
"O maior erro que vejo é que as pessoas tentam atacar as subidas porque acham que precisam manter o ritmo", diz Kastor. Sua dica número um é exercer o mesmo esforço enquanto sobe e desce uma colina - também conhecido como abrandar significativamente na inclinação e acelerar na descida.

Tente manter o ritmo
Quando você vê uma colina chegando, não se desespere. Mantenha um ritmo constante até chegar à base ou "quando a inclinação atingir 1%".

Escute seu corpo
Como você começa a subir, ouça sua respiração e mantenha contato com sua frequência cardíaca. Diminua o ritmo para mantê-los sob controle e faça pausas para caminhadas conforme necessário.

Ajuste sua forma de correr
"Você será capaz de absorver mais oxigênio com os olhos e cabeça para cima. A postura é um grande componente. "Kastor diz aos seus atletas para encurtar e aumentar a frequência da passada conforme a inclinação aumenta. Mantenha os ombros pressionados para trás e os olhos no horizonte. Incline-se levemente na subida e seus braços devem se deslocar para frente e para trás (não atravessando o corpo).

Preste atenção ao grau
"Se um morro é muito íngreme, pode haver um ponto em que ficar nas pontas dos pés facilitará um passo mais rápido", explica Kastor. No entanto, se a inclinação não for semelhante a uma escada, mantenha o movimento de empurrar e o passo como se estivesse correndo em terreno plano.

Hora do topo
Pode ser fácil deixar o peso do seu esforço quebrá-lo ao chegar ao topo. Em vez disso, "celebre como uma vitória para obter um pouco de encorajamento".

Aproveite a descida
Ao iniciar a descida, saboreie a doce, doce gravidade. Abra sua passada e mantenha uma cadência rápida nas pernas. Esta é a sua oportunidade de compensar o tempo que você perdeu.

90 graus
"Você deve procurar ser perpendicular à colina", diz Kastor, que adverte contra inclinar-se ou arquear para trás enquanto você desce. Concentre seu olhar cerca de 10 metros à sua frente. Ele acrescenta: "É realmente importante aterrissar de forma suave e silenciosa para minimizar os danos musculares".

Siga em frente
Quando você chegar ao final da descida, pegue um pouco mais de velocidade que você construiu e continue navegando no plano. Kastor aconselha: "Tente usar o impulso no qual você trabalhou tão duro por mais 400 ou 800 metros".

Sorria!
Sorria ao pensar que você mastigou a colina e abraça a próxima subida quando ela aparecer.

Pensamento Positivo
Kastor explica um truque que ele usa pessoalmente: "Eu digo a mim mesmo: 'Eu gosto de subidas. Subidas são minhas amigas. Eu sou um forte corredor de montanha. "O diálogo interno positivo evita o derrotismo que pode diminuir a performance.
Abraços e beijos a todos e até a próxima! mrgreen

Fonte: Competitor.com (adaptado por Coelho de Programa)

Leia mais sobre: subida, corrida

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