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Relaxe a mente para o dia da prova



segunda-feira, 7 de maio de 2018 - 10:06
relaxFala, galera!

Ainda na vibe de como agir na semana da corrida alvo, vimos nessa matria sugestes de como deve ser seu treinamento na semana da prova.

Mas como cuidar da sua cabea? Sim, pois como quem j treinou pra uma prova sabe, a cabea decisiva para que se atinja os objetivos, sejam eles quais forem.

Pois bem, a matria que eu traduzi pra hoje, do excelente site TraininKenya.com, fala da importncia de dar uma relaxada nessa semana decisiva, para que voc chegue no dia "D" tinindo!

Vamos dar aquela lidinha bsica? mrgreen
Com a Maratona de Londres chegando e muitos de vocs em pleno polimento, queramos dar uma olhada no que voc deveria estar focando fora da corrida em si e o que voc pode fazer (e evitar) para garantir o melhor resultado possvel no dia da prova.

Se ainda no o fez, no se esquea de consultar o nosso artigo sobre Marathon Taper Tips para garantir que a semana antes da sua prova v bem.

Como todos os maratonistas sabem, a prova apenas metade da batalha e o maior desafio para muitos manter os nervos sob controle e no deixar que as prprias dvidas e preocupaes lhes dominem.

Muitas maratonas deram errado com o nervosismo antes da prpria corrida; Uma reduo no programa de treinamento durante os ltimos dias significa mais tempo para se sentar e pensar no que est por vir. Pensar em excesso na prova que se aproxima pode ter inmeras consequncias negativas e raramente leva a consequncias positivas.

Voc precisa se organizar e estar preparado. Mas voc no precisa reavaliar continuamente esses preparativos ou perder tempo se preocupando com coisas fora de seu controle.

O clssico aqui a temperatura. Todos queremos saber como estar o tempo no dia da corrida e importante ter uma ideia aproximada para planejar sua roupa no dia da prova e assim por diante. Mas voc realmente precisa checar a previso do tempo a cada poucas horas nos dias que antecedem a corrida? Rezando para que o Met Office reduza a velocidade do vento prevista, ou tentando ajustar a direo do vento ao mapa do percurso e descobrir quais partes do curso estaro expostas a esse vento, tudo isso adicionar estresse e preocupao sua semana de prova.


A melhor coisa a fazer neste momento relaxar e manter sua rotina habitual o mximo possvel. No comece a fazer coisas que voc normalmente no faz em uma tentativa desesperada de ser mais srio. "Jenny geralmente bebe suco de beterraba durante a semana da corrida, talvez eu tambm devesse?" No, no, voc no deveria! Nada de novo esta semana, nem mesmo se Jenny do clube lhe disser que isso a chave para sua recente melhoria nas performances.

Alm disso, no comece evitando fazer coisas que fazem parte de sua vida cotidiana sob o pretexto de que precisa economizar energia para o dia da corrida. Existem, claro, limites, e voc no vai fazer coisas que iro lhe esgotar. Mas uma ida rpida ao Tesco (ou outros supermercados disponveis) no vai cair nessa categoria. Para a grande maioria, preocupar-se com coisas como essa nas quartas, quintas, sextas-feiras (e at mesmo no sbado) antes da corrida s vai aumentar a tenso e os nervos.

Adivinhe onde Wilson Kipsang estava no sbado antes de vencer a Maratona de Londres em 2012? Em uma viagem de compras em Londres com sua esposa Doreen. Wilson sabia por experincia que ele perfeitamente capaz de correr rpido no dia seguinte, vagando pela cidade por algumas horas e no deixou que isso o incomodasse. Ele fez coisas normais, fazendo compras com a famlia, em vez de ficar sentado em seu quarto de hotel pensando na corrida.

Nosso conselho que voc deve ficar o mais relaxado e normal possvel. quando os corredores comeam a "focar" na prova que as coisas podem dar errado. Tente, tanto quanto possvel, ser voc mesmo e manter sua rotina habitual, pois o rompimento dessa rotina que leva aos nervos e ao estresse mental.

No tente dar a si mesmo um curso intensivo de visualizao pensando em nada alm da corrida nos dias que levam a ela. No se engane pensando que voc est 'mentalmente se preparando'. Se voc quer trabalhar com visualizao e preparao mental, isso timo, mas a semana da corrida no a hora disso se voc no o fez antes.

Aqui esto algumas dicas que acreditamos serem importantes para a sua semana da prova, a fim de ajudar a garantir o melhor desempenho no dia da maratona.


Relaxe: Leia um livro (de preferncia um livro que no seja de corrida!), atenha-se a um novo seriado, algo fcil e agradvel que tire a sua mente do dia da prova.

Planeje com antecedncia e siga em frente: Faa o seu plano de estratgia de corrida, planeje a logstica da viagem e depois pare de pensar. No continue reavaliando seus planos. Pense neles, confie neles e siga em frente.

Durma bastante no incio e meio da semana: (E no se preocupe com a noite anterior corrida) inevitvel que muitos no durmam bem na noite anterior corrida. Aceite que isso pode acontecer e no permita que isso se torne um problema. Se voc dormir bastante durante o resto da semana, voc ficar bem. Sono ruim na noite antes da prova no algo limitado a atletas amadores. Muitos profissionais / corredores de elite relatam o mesmo. to comum que podemos confiantemente concluir que o velho ditado de "So as 2 e 3 noites antes que contam" verdadeiro.

Isso no quer dizer eliminar completamente a noite anterior, apenas no entre em pnico se voc no dormir muito. Aceite antecipadamente que isso acontece e saiba que, se acontecer, isso no precisa afetar seu desempenho, no se surpreenda com isso.

No entre em pnico se voc se sentir cansado ou com pernas pesadas em treinamento: se no h uma razo lgica para se sentir um pouco entediado e fatigado, ento a grande probabilidade que voc est simplesmente um pouco nervoso. No nada para se preocupar e completamente normal. No v procurar a "razo" para o seu cansao. No gaste horas on-line procurando "pernas pesadas ao correr" ou "se sentir cansado ao correr" e coisas do tipo.

O foco geral desta semana manter sua mente fora da prova em si. Gerencie seu estado mental e fique tranquilo nesta semana e voc dar um grande passo na direo certa para uma tima corrida na Maratona domingo!

Obrigado pela leitura, e volte em alguns dias para o nosso conselho sobre o ritmo da maratona e dicas para o dia da corrida!

obrigado

Gavin e Kenya Experience Team
Espero que tenham gostado!Abraos e beijos a todos e at a prxima! mrgreen

Fonte: TraininKenya.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

Leia mais sobre: maratona, polimento, corrida

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