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Relaxe a mente para o dia da prova
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segunda-feira, 7 de maio de 2018 - 10:06
relaxFala, galera!

Ainda na vibe de como agir na semana da corrida alvo, vimos nessa matéria sugestões de como deve ser seu treinamento na semana da prova.

Mas como cuidar da sua cabeça? Sim, pois como quem já treinou pra uma prova sabe, a cabeça é decisiva para que se atinja os objetivos, sejam eles quais forem.

Pois bem, a matéria que eu traduzi pra hoje, do excelente site TraininKenya.com, fala da importância de dar uma relaxada nessa semana decisiva, para que você chegue no dia "D" tinindo!

Vamos dar aquela lidinha básica? mrgreen
Com a Maratona de Londres chegando e muitos de vocês em pleno polimento, queríamos dar uma olhada no que você deveria estar focando fora da corrida em si e o que você pode fazer (e evitar) para garantir o melhor resultado possível no dia da prova.

Se ainda não o fez, não se esqueça de consultar o nosso artigo sobre Marathon Taper Tips para garantir que a semana antes da sua prova vá bem.

Como todos os maratonistas sabem, a prova é apenas metade da batalha e o maior desafio para muitos é manter os nervos sob controle e não deixar que as próprias dúvidas e preocupações lhes dominem.

Muitas maratonas deram errado com o nervosismo antes da própria corrida; Uma redução no programa de treinamento durante os últimos dias significa mais tempo para se sentar e pensar no que está por vir. Pensar em excesso na prova que se aproxima pode ter inúmeras consequências negativas e raramente leva a consequências positivas.

Você precisa se organizar e estar preparado. Mas você não precisa reavaliar continuamente esses preparativos ou perder tempo se preocupando com coisas fora de seu controle.

O clássico aqui é a temperatura. Todos queremos saber como estará o tempo no dia da corrida e é importante ter uma ideia aproximada para planejar sua roupa no dia da prova e assim por diante. Mas você realmente precisa checar a previsão do tempo a cada poucas horas nos dias que antecedem a corrida? Rezando para que o Met Office reduza a velocidade do vento prevista, ou tentando ajustar a direção do vento ao mapa do percurso e descobrir quais partes do curso estarão expostas a esse vento, tudo isso adicionará estresse e preocupação à sua semana de prova.


A melhor coisa a fazer neste momento é relaxar e manter sua rotina habitual o máximo possível. Não comece a fazer coisas que você normalmente não faz em uma tentativa desesperada de ser mais sério. "Jenny geralmente bebe suco de beterraba durante a semana da corrida, talvez eu também devesse?" Não, não, você não deveria! Nada de novo esta semana, nem mesmo se Jenny do clube lhe disser que isso é a chave para sua recente melhoria nas performances.

Além disso, não comece evitando fazer coisas que fazem parte de sua vida cotidiana sob o pretexto de que precisa economizar energia para o dia da corrida. Existem, claro, limites, e você não vai fazer coisas que irão lhe esgotar. Mas uma ida rápida ao Tesco (ou outros supermercados disponíveis) não vai cair nessa categoria. Para a grande maioria, preocupar-se com coisas como essa nas quartas, quintas, sextas-feiras (e até mesmo no sábado) antes da corrida só vai aumentar a tensão e os nervos.

Adivinhe onde Wilson Kipsang estava no sábado antes de vencer a Maratona de Londres em 2012? Em uma viagem de compras em Londres com sua esposa Doreen. Wilson sabia por experiência que ele é perfeitamente capaz de correr rápido no dia seguinte, vagando pela cidade por algumas horas e não deixou que isso o incomodasse. Ele fez coisas normais, fazendo compras com a família, em vez de ficar sentado em seu quarto de hotel pensando na corrida.

Nosso conselho é que você deve ficar o mais relaxado e normal possível. É quando os corredores começam a "focar" na prova que as coisas podem dar errado. Tente, tanto quanto possível, ser você mesmo e manter sua rotina habitual, pois é o rompimento dessa rotina que leva aos nervos e ao estresse mental.

Não tente dar a si mesmo um curso intensivo de visualização pensando em nada além da corrida nos dias que levam a ela. Não se engane pensando que você está 'mentalmente se preparando'. Se você quer trabalhar com visualização e preparação mental, isso é ótimo, mas a semana da corrida não é a hora disso se você não o fez antes.

Aqui estão algumas dicas que acreditamos serem importantes para a sua semana da prova, a fim de ajudar a garantir o melhor desempenho no dia da maratona.


Relaxe: Leia um livro (de preferência um livro que não seja de corrida!), atenha-se a um novo seriado, algo fácil e agradável que tire a sua mente do dia da prova.

Planeje com antecedência e siga em frente: Faça o seu plano de estratégia de corrida, planeje a logística da viagem e depois pare de pensar. Não continue reavaliando seus planos. Pense neles, confie neles e siga em frente.

Durma bastante no início e meio da semana: (E não se preocupe com a noite anterior à corrida) É inevitável que muitos não durmam bem na noite anterior à corrida. Aceite que isso pode acontecer e não permita que isso se torne um problema. Se você dormir bastante durante o resto da semana, você ficará bem. Sono ruim na noite antes da prova não é algo limitado a atletas amadores. Muitos profissionais / corredores de elite relatam o mesmo. É tão comum que podemos confiantemente concluir que o velho ditado de "São as 2 e 3 noites antes que contam" é verdadeiro.

Isso não quer dizer eliminar completamente a noite anterior, apenas não entre em pânico se você não dormir muito. Aceite antecipadamente que isso acontece e saiba que, se acontecer, isso não precisa afetar seu desempenho, não se surpreenda com isso.

Não entre em pânico se você se sentir cansado ou com pernas pesadas em treinamento: se não há uma razão lógica para se sentir um pouco entediado e fatigado, então a grande probabilidade é que você está simplesmente um pouco nervoso. Não é nada para se preocupar e completamente normal. Não vá procurar a "razão" para o seu cansaço. Não gaste horas on-line procurando "pernas pesadas ao correr" ou "se sentir cansado ao correr" e coisas do tipo.

O foco geral desta semana é manter sua mente fora da prova em si. Gerencie seu estado mental e fique tranquilo nesta semana e você dará um grande passo na direção certa para uma ótima corrida na Maratona domingo!

Obrigado pela leitura, e volte em alguns dias para o nosso conselho sobre o ritmo da maratona e dicas para o dia da corrida!

obrigado

Gavin e Kenya Experience Team
Espero que tenham gostado!Abraços e beijos a todos e até a próxima! mrgreen

Fonte: TraininKenya.com (traduzido por CoelhoDePrograma)

Leia mais sobre: maratona, polimento, corrida

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