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quinta-feira, 27 de setembro de 2018 - 11:11
correndo de madrugadaFala, galera!

Pra hoje não tive tempo de traduzir nada, então vamos de matéria autoral, mesmo! Espero que gostem, porque ando meio enferrujado pra escrever!

Como quase todo mundo na corrida, quero estar sempre evoluindo. Pra mim, a melhor forma de chegar a isso é seguir uma planilha que mescle treinos de velocidade com volume. Respeito quem pensa o contrário, mas pra mim, não tem muito segredo, é meio receita de bolo. Tenho feito assim e pra mim vem funcionando.

Só que sou casado, tenho filhos, trabalho pra pagar minhas contas, como todo mundo. Como treinos de tiro normalmente são curtos, não chegam a impactar muito, mas conforme o volume prescrito pelo treinador vai aumentando, começa a ficar complicado arrumar um horário pra encaixar os treinos na agenda semanal.

Por isso essa minha linda foto moendo as canelas na madruga de Brasília, tendo como companhia só os bebuns da loja de conveniência do posto de gasolina! mrgreen

E é nesse ponto que quero chegar. Não adianta, não tem atalho, nem na corrida, nem na vida. Quer melhorar? Vai doer, vai exigir renúncia a algumas coisas, sacrifício. Tem que enxergar o objetivo lá na frente. Decida antes de começar se vai valer a pena ou não o tanto de disciplina que vai exigir.

Mas não escrevi o post de hoje pra querer bancar o herói. Aliás, pelo contrário, meu objetivo é mostrar que com um bom planejamento e com força de vontade, qualquer um pode fazer! Então vamos voltar ao assunto que me levou a escrever, hehehehehe.

Como estou perto de virar um respeitável (há controvérsias) velhinho de 50 anos, venho aumentando em no máximo 10% o volume, pra tentar evitar as lesões.

Mês passado foram 200 km. Este mês, pretendo fechar com 220. Corri demais no início do mês e agora, pra conseguir fechar os 220, tenho que, muito a contragosto, meter o pé no freio, justamente por falta de planejamento!

Claro que deixei a dica para o final, pois do contrário, você pararia a leitura no primeiro parágrafo, hehehehe. A dica é: Crie uma planilha de Excel, distribua a quilometragem semanal desejada entre os dias de treino prescritos na sua planilha de treino e, para completar a meta de quilometragem proposta, use os outros dias pra treinos regenerativos, só mesmo pra acrescentar os quilômetros.

Epa, só, não! Matérias que traduzi recentemente mostram que esse tipo de corrida tem vários benefícios, além de simplesmente aumentar a quilometragem: trabalhar a postura e obter ganhos neuromusculares, dar aquela desopilada na cabeça, exercitar a arte da corrida relaxada...

Enfim, são tantos benefícios que vale a pena tentar!

Por último, um lembrete que gosto de deixar sempre: Sou analista de sistemas, não treinador de corrida. Por isso, não saia por aí correndo duas vezes por dia sem orientação de um profissional apto a prescrevê-lo, ok?

Abraços e beijos a todos e até a próxima! mrgreen

Fonte: Coelho de Programa

Leia mais sobre: corrida, planejamento

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