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O kit de primeiros socorros do corredor



segunda-feira, 9 de abril de 2018 - 13:35
foam rollerFala, galera!

Quando se fala em equipamentos para corrida, todo mundo imediatamente pensa em qu? Tnis, lgico. Cronmetro, seja aquele Timex old-school ou o GPS do ltimo modelo. Roupas de corrida, talvez?

Entretanto, h uma classe de utilitrios de corrida de que os corredores frequentemente se esquecem (inclusive eu) e que podem ser de extrema utilidade.

Provavelmente porque eles no atuam diretamente durante a corrida, mas podem auxiliar demais na nossa recuperao para o prximo treino, especialmente depois daquele longo puxado ou do tiro do qual voc saiu com a perna parecendo gelatina... mrgreen

Acontece que esses equipamentos podem ser extremamente caros. Ento, qual a soluo para o corredor que quer usar um equipamento desses e no tem condies?

O artigo que traduzi hoje, do excelente site Competitor.com, tem algumas dicas legais de equipamentos, para que servem, os preos e possveis substitutos.

S uma observao: no d pra confiar muito nos preos "traduzidos", porque aqui no Brasil ns achamos (eu includo, mea-culpa) o mximo pagar 900 reais num tnis de ltima gerao, que o fabricante jura que s falta correr sozinho e bater seu recorde pessoal enquanto voc toma aquela cerva gelada.

Esse o motivo de um foam roller aqui no Brasil custar 224 reais e voc encontr-lo na Amazon por 10 dlares, ou seja, aproximadamente 35 reais... :-(

Por isso, a "traduo" dos preos s pra vocs terem uma noo.

Dito isso, bora dar aquela lidinha bsica?
Voc est no km 5 da sua corrida matinal e se sentindo muito bem. Voc chega ao topo daquela subida enorme e sente a acelerao da descida quando vem aquela dor aguda no seu msculo da panturrilha? Por que seus arcos parecem estar sendo esfaqueados antes de cada corrida? E por que aquela dor lancinante em suas coxas desde a ltima tera-feira ainda est to proeminente?

Como em todos os esportes, a corrida nem sempre isenta de dor ou sem leses. Felizmente, pode-se investir em alguns equipamentos para suavizar as dobras - o tipo de itens que, sejamos honestos, parecem um pouco com dispositivos de tortura para os no iniciados. Ou, voc pode procurar no armrio da sua garagem ou cozinha por algumas ferramentas improvisadas para recuper-lo. O dono da loja de sapatos Eric Sach, o fisioterapeuta e acupunturista Russell Stram e os atletas profissionais da Brooks Running indicam itens que voc pode encontrar em casa para ajudar na recuperao e evitar leses. Aqui esto alguns que eles concordam que devem estar no kit de ferramentas de todos os corredores:

Rolo De Espuma / Vara

Substituies: garrafa de gua, garrafa de vinho, rolo de macarro

Alvos: coxas, panturrilhas

Ajuda: casos leves de tenso no adutor, espasmos da panturrilha, tendinite no tendo de Aquiles

Voc no tem um rolo de espuma? No tem problema. Eric Sach, proprietrio do The Balanced Athlete em Renton, Washington, sugere usar uma garrafa de vinho como substituta. "Adicione gua morna, aperte a rolha ou a cortia e voc ter um mini rolo de espuma. O calor ajuda a penetrar mais profundamente nos msculos do que um rolo de espuma tradicional", diz Sach. S se lembre de terminar o vinho antes de usar a garrafa!

Outra ferramenta popular entre os corredores A Vara, que pode custar entre 8US $ 25 e US $ 40 [N.T: 85 e 135 reais]. "Costumo recomendar que as pessoas usem apenas um rolo. Um rolo ideal para usar em uma rea sensvel, como o msculo interno da coxa e panturrilhas internas", diz Russell Stram, fisioterapeuta da Runner Clinic NYC.

Bola de Massagem

massage stickSubstituies: garrafa de gua, softball, bola de tnis ou bola de lacrosse

Alvos: arcos do p, coxa externa, glteos

Ajuda: fascite plantar, tendinite tibial posterior, sndrome da Banda lio-Tibial

"Uma ferramenta caseira que eu uso apenas uma garrafa de gua de plstico normal cheia de gua", diz o corredor profissional Baylee Mires. Mires coloca uma garrafa de gua no freezer e, em seguida, tira-a para rolar sob o p para o alvio do arco.

Para uma massagem mais profunda, tente usar uma bola de borracha. possvel comprar bolas de massagem de marca por US $ 15 ou US $ 20 [N.T: entre 50 e 70 reais], mas qualquer bola esportiva serve. "A parte externa das coxas bastante resistente e pode exigir muito mais presso. Encontre o ponto mais apertado na lateral da coxa e role a bola de um lado para o outro em vez de subir e descer. Este um bom tratamento para a sndrome da banda iliotibial", diz Stram.

Hannah Fields usa a bola de lacrosse para alongar seus quadris e glteos. " timo para alongar depois de um longo dia de viagem, onde tive que ficar sentada por longos perodos de tempo. A bola lacrosse tambm pode atingir reas agudas nos ombros e nas costas", diz ela.

Usar a bola para uma massagem profunda na sola do p enquanto permanece de p tambm tem suas vantagens. "Isso til para alongar o tecido fascial no arco e potencialmente limitar a fascite plantar. Quando feito no lado interno do arco, tambm pode ajudar a aliviar alguns sintomas da tendinite tibial posterior", diz Stram.

Ala de estiramento, Elsticos de resistncia

Substituies: toalha, cinto

Alvos: arcos do p, panturrilhas, isquiotibiais

Ajuda: fascite plantar, msculos sleo doloridos

Os corredores so frequentemente negligentes quando se trata de alongamento. Tirar somente cinco minutos do seu dia, no entanto, tem seus benefcios e pode at mesmo proteger contra leses. Elsticos de alongamento e resistncia custam cerca de US $ 7 a US $ 15 [N.T: 25 a 50 reais], mas os corredores podem substitui-las por uma toalha ou cinto.

De acordo com Sach, usar esses itens ajudar a alongar os msculos sleo de suas panturrilhas. Ele aconselha fazer esse alongamento duas vezes ao dia: comece sentado no cho com as pernas na sua frente. De sapatos, coloque a toalha ou cinta perto da ponta do p e puxe por dois segundos. Faa isso 20 vezes em cada p.

Copos de vcuo

Substituio: desentupidor da pia da cozinha

Alvos: joelhos, coxas

Ajuda: condromalcia patelar, sndrome da banda lio-tibial

Alm da acupuntura, Stram tambm oferece terapia com ventosas na Runner Clinic. Embora voc possa tentar fazer por conta prpria e comprar um conjunto de silicone que custa cerca de US$ 20 [N.T: 70 reais], Stram diz que um desentupidor de pia de cozinha comum far o truque. "Quando usado para puxar delicadamente a rtula, pode ser um tratamento til para condromalcia da patela (joelho de corredor)", explica Stram. Quando usado na lateral da coxa, um pisto tambm pode ajudar a aliviar a tenso da banda iliotibial.
Espero que tenham gostado da matria. Abraos e beijos a todos e at a prxima! mrgreen

Fonte: Competitor.com (adaptado por Coelho de Programa)

Leia mais sobre: recuperao, corrida, foam roller

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