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Qual a melhor hora do dia para correr?
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segunda-feira, 11 de janeiro de 2021 - 16:40
runnerProcure no seu mecanismo de pesquisa favorito na Internet e você descobrirá que muitas pessoas perguntam a mesma coisa: qual é a melhor hora para correr? Algumas consultas são mais específicas, perguntando qual é o melhor momento para correr para perder peso ou combater a ansiedade.

Em um momento em que muitos de nós temos um horário mais flexível porque temos a sorte de trabalhar em casa, você poderá trocar o tempo que perdeu no trajeto matinal por uma corrida rápida pela vizinhança.

Pedimos a alguns especialistas, incluindo instrutores e acadêmicos, para nos dar suas recomendações. Acontece que não existe uma resposta universal. O melhor momento para correr varia de pessoa para pessoa, e sempre a resposta básica "sempre que puder" é a melhor resposta possível.

Ainda assim, pesquisas sugerem que determinados horários do dia podem beneficiar mais alguns corredores e também há uma série de fatores a serem considerados ao determinar quando correr. Aqui está o resumo do que eles nos disseram.

As manhãs são melhores para muitos

"Estudos têm mostrado que fazer exercícios logo pela manhã pode trazer vários benefícios", diz Tom Holland, MS, um especialista certificado em força e condicionamento, que competiu em uma série de maratonas, ultramaratonas e Ironmans. "Isso inclui queimar energia adicional de seus estoques de gordura, dando-lhe mais energia para o resto do dia, conferindo inúmeros benefícios psicológicos (diminuição da ansiedade, melhor foco), além de ser potencialmente mais fácil de fazer parte de sua rotina regular". Para aquele último, é uma questão de fazer aquela corrida solitária antes que pressões fora de seu controle possam interferir. "Quanto mais você espera para iniciar sua corrida, mais fatores externos, como trabalho e família, podem atrapalhar seu treino. Há muito menos distrações às 6h do que às 18h", diz Holland.

Leah Schumacher, pesquisadora de pós-doutorado do Centro de Pesquisa de Controle de Peso e Diabetes do Hospital Miriam e da Escola de Medicina Alpert da Brown University, concorda com Holland. "As primeiras pesquisas sugerem que pode haver uma vantagem em se exercitar pela manhã para controlar o peso", diz Schumacher. "Por exemplo, um estudo de exercício supervisionado entre jovens adultos com obesidade descobriu que os participantes que optaram por se exercitar com mais frequência pela manhã também tendiam a perder mais peso. Outro pequeno estudo descobriu que as pessoas que foram designadas aleatoriamente para fazer exercícios pela manhã e no final do dia perderam mais peso ao longo de várias semanas. Os mecanismos para isso não são claros no momento".

Fim da tarde é horário nobre

"Do ponto de vista do desempenho atlético, pesquisas sugerem que nossos corpos tendem a ter melhor desempenho no final da tarde ou no início da noite. Isso se deve aos ritmos circadianos de vários processos fisiológicos. Muitos dos processos biológicos do nosso corpo flutuam em ciclos previsíveis de quase 24 horas, ou o que chamamos de ritmo circadiano. Por exemplo, nossa temperatura corporal, que afeta o desempenho atlético, é mais baixa no início da manhã e mais alta no final da tarde. Os ritmos de vários processos corporais são definidos de forma que a maioria das pessoas terá um desempenho melhor com a mesma quantidade de esforço percebido no final da tarde ou início da noite em comparação com outras horas do dia", diz Schumacher. Em outras palavras, se você está procurando desempenho máximo, 16 ou 17 horas é o ideal.

Dito isso, como observa Schumacher, treinar às 16 ou 17 horas não é o ideal para a maioria de nós, pois normalmente estamos no trabalho. No verão, essa hora do dia pode ser muito quente para correr com segurança ao ar livre. No inverno, pode ficar muito escuro. O que nos leva a...

Considere seus próprios hábitos e calendário

Você é uma pessoa da manhã ou da noite? Você trabalha das 9h às 17h, trabalha durante a noite, define seu próprio horário ou faz algo totalmente diferente. Dependendo da sua resposta, encontrar um horário consistente para correr pode ser mais importante do que tentar encontrar o melhor horário específico para o seu corpo ou suas necessidades.

"Embora mais pesquisas sejam necessárias, alguns de nossos trabalhos sugerem que o exercitar-se em um horário consistente versus variável do dia a dia está relacionado a exercícios mais frequentes. Praticar exercícios em um horário consistente todos os dias pode ser útil porque simplifica o processo de planejamento. Em vez de ter que encontrar um horário todos os dias para se exercitar, um horário específico, seja 7h30 ou 17h00 ou a qualquer hora, é designado como 'horário de exercício'. O tempo de exercício consistente também pode ser útil do ponto de vista da formação de hábitos. Ao realizar exercícios em horários semelhantes todos os dias, isso pode se tornar uma parte regular da nossa rotina diária e algo que fazemos um pouco mais automaticamente", diz Schumacher, que repete Holland ao dizer que as manhãs podem ser o momento mais fácil para a formação de hábitos, tanto pelos motivos que ele menciona quanto por causa da "fadiga, estresse, diminuição da motivação".

Você é quem conhece melhor seu corpo e objetivos

"Para a maioria das pessoas, a resposta é 'sempre que for mais adequado à sua programação'. Para algumas pessoas, isso significa acordar cedo, uma corrida na hora do almoço ou uma corrida noturna após o dia de trabalho", diz Sandra Gallagher-Mohler, a treinadora e CEO da iRunTons.

Mais do que agendar, entretanto, Gallagher-Mohler aponta que você também deve considerar o motivo pelo qual está correndo em primeiro lugar. "Para obter o máximo do seu tempo de treino, é melhor determinar primeiro o 'porquê' da corrida. É porque você ama a liberdade, a companhia, as sensações físicas de correr? É porque você tem objetivos de prova que gostaria de alcançar? É para perder peso ou melhorar seu físico? A resposta ao seu 'porquê' deve determinar a melhor hora do dia para correr. E isso porque tudo tem a ver com hormônios", diz ela.

"Se você não está se recuperando bem com sono e nutrição adequados, mas seus objetivos são baseados no desempenho e/ou físico, então treinar logo de manhã cedo pode ser contraproducente para seus objetivos. Fazer isso pode levar os hormônios do estresse, como o cortisol, a níveis mais altos do que o seu corpo pode processar, o que pode inicialmente levar a resultados positivos, mas que, com o tempo, pode levar ao esgotamento, lesões e ganho de peso. Nesse caso, dormir um pouco mais e correr mais rápido ou esperar até o meio-dia ou à noite é o melhor", acrescenta a treinadora.

O descanso extra é sempre apreciado, mas se você já é uma pessoa matinal, não se preocupe. "Se, no entanto, você está dormindo bem e acorda todos os dias tonto só por sentir a estrada sob seus pés, um treino matinal não terá o mesmo efeito do hormônio do estresse", diz ela.

Encontre um horário que funcione para você e para seus hormônios e persista nele. Como diz Holland, "Consistência é fundamental quando se trata de ver resultados, independentemente de seus objetivos específicos".

Resumo

Descansar. Consistência. Uma programação regular. Ouvir seu corpo e suas necessidades. Esta é a receita para estabelecer um cronograma de corrida consistente, sempre que você decidir fazê-lo.
Traduzido do site MapMyRun.com

Fonte: MapMyRun.com

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