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Exercício antes do pé na jaca atenua os prejuízos
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sexta-feira, 23 de dezembro de 2016 - 10:03
Comida de NatalFala, galera! Estão chegando as festas de fim de ano e com elas, aquele monte de comida (e bebida) deliciosa, né? Mesmo pra quem é atleta amador como eu, é difícil resistir!

Pensando na gente, o site Womens Running dá uma dica muito legal sobre o que fazer antes de cair de boca nos excessos, e eu fiz uma tradução livre da reportagem para o português!

Se você tiver com pressa de ir logo pras confraternizações de natal, um spoiler: É intervalado.

Se está com tempo, vamos a ela?
Você sabe o que acontece ao seu coração e vasos sanguíneos depois que você cai de boca no lixo como um porco? Um aviso: É assustador!

Um par de horas após a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, os níveis de triglicérides aumentam, o fluxo sanguíneo é restrito e os revestimentos dos vasos sanguíneos ficam inflamados. Você está realmente em risco muito maior de um ataque cardíaco durante este período. E isso é depois de uma única refeição. Imagine o que fazer isso constantemente ao longo do tempo pode fazer!

Ainda assim, se você é como eu, você quer apreciar inteiramente as comidas deliciosas dos feriados sem se preocupar demais com os efeitos negativos subjacentes.

Felizmente, há algo que você pode fazer sobre isso (além de dizer não a todas as suas coisas favoritas). Estudos anteriores demonstraram que exercício moderado antes de consumir alimentos ricos em gordura pode reduzir os efeitos negativos sobre o corpo. A agora mais recente pesquisa de um estudo feito na Universidade de Exeter mostra que apenas 8 minutos de exercício de alta intensidade é ainda mais eficaz do que 25 minutos de exercício de intensidade moderada.

Os pesquisadores descobriram que um treino curto, mas intenso antes de consumir um milkshake com alto teor de gordura não só impediu o prejuízo como na verdade melhorou a função dos vasos sanguíneos.

Os benefícios não param por aí:
  • Foi comprovado que um exercício de explosão pré-refeição também controla o açúcar no sangue.

  • É mais provável de você realmente fazê-lo, uma vez que é super-rápido. (Hmm ... 8 minutos rápidos ou 45 minutos de exercício lento no elíptico?)

  • Ele melhorará o seu humor e fará você se sentir feliz! (Vai ter que lidar com pessoas loucas nesta época do ano, estou certo ?!)

  • Vai ajudá-lo a minimizar o excesso de ganho de peso de férias, uma vez que este tipo de exercício aumenta o seu metabolismo durante todo o dia (e não apenas durante o treino).

Então, o que você deve fazer, exatamente, para obter o máximo de benefícios?



intervaladoA pesquisa indica que seus exercícios precisam ser de alta intensidade para o melhor efeito. HIIT (treino de intervalos de alta intensidade) é obviamente a opção perfeita. Isso significa intervalos de esforço quase máximo (90 por cento) alternando com períodos de recuperação. Deve ser difícil (mas felizmente curto). Não tem de ser 8 minutos exatamente. Eu recomendaria um tempo total de 10 a 20 minutos, adicionando um aquecimento e arrefecimento para evitar lesões. Faça o seu treino em qualquer lugar de 1 a 6 horas antes de sua refeição indulgente.

Entretanto, tenha cuidado! Se você não está acostumado a este tipo de exercício, você vai querer ter cuidado ao se se exercitar em tal intensidade. De qualquer maneira, você ainda obterá algum benefício de um exercício mais moderado, então basta mover-se antes de cair na comilança! Alguma coisa é melhor que nada.
Abraços, beijos e até a próxima!

Fonte: Competitor.com (adaptado por Coelho de Programa)

Leia mais sobre: natal, intervalado, gordura

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