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Enjoado das provas longas? Treine para as curtas!



quinta-feira, 12 de abril de 2018 - 09:28
fartlekFala, galera!

H muitos relatos de pessoas que enjoam do longo e cansativo ( isso mesmo, no t aqui pra enganar ningum!) processo de treinamento para uma corrida de longa distncia.

Bom, isso no acontece comigo, porque eu gosto de correr as provas mas gosto talvez mais ainda dos treinos.

Pode ser pelo fato de ter feito apenas duas maratonas? Pode, mas se meias-maratonas contam como treinos longos, houve um perodo em que eu fazia uma a cada fim de semana.

Ento eu sou um super-homem? Claro que no! como eu gosto de dizer: Qualquer eu que treinar, faz!

Mas afinal de contas, pra que diabos eu estou falando isso?

Porque ter enjoado dos treinos e provas longas pode ter sido o seu caso! E pra voc que est lendo que eu escrevo. Se esse seu caso, qual pode ser a soluo? Pendurar as chut... digo, os tnis e pensar em fazer Tai chi chuan, Heiki ou Ikebana? Nada contra os praticantes dessas atividades, mas voc pode tirar prazer e divertimento daquele 5km ou 10km "pra morte" (entendedores entendero).

A matria que traduzi pra hoje, do excelente site Competitor.com, fala sobre as vantagens de passar uma temporada moendo as canelas num 5k ou 10k matadores. Bora dar aquela lidinha bsica? mrgreen
Maratonas e corridas de longa distncia so o desejo de todo corredor, mas o que acontece quando voc comea a se sentir exausto? Tente dar uma pausa nas provas longas e corra algo mais curto, como um 5K ou 10K. No apenas as distncias mais curtas so timas para corredores de todas as habilidades, mas uma pausa nas distncias longas renova seu amor pela corrida, melhora sua velocidade e lhe d a oportunidade de se concentrar na construo de fora.

Fiquei o ano passado sem correr maratonas. Como voc pode suspeitar, eu estava me sentindo muito exausta. Correr mais maratonas ou maratonas mais rpidas no era mais um objetivo motivador, e eu sabia que estava chegando cada vez mais perto da exausto. Em vez de se tornar um membro do clube "Eu odeio correr", optei por pular a maratona por um ano e me inscrever para uma srie de corridas mais curtas. As corridas curtas e rpidas foram revigorantes e me deram um novo e diferente tipo de desafio.

Veja por que voc deve ignorar as corridas de longa distncia este ano e optar por algo mais curto:

Atualizao de Treinamento


Em uma relao de amor e dio com os treinos ou com sua prova de longa distncia preferida? Inscrever-se e treinar para uma distncia menor pode fornecer a redefinio de treinamento de que seu corpo e sua mente precisam desesperadamente. A questo de correr longas distncias que voc tambm precisa treinar por um longo tempo. Nada te castiga tanto quanto quatro meses ou mais de alta quilometragem e horas de corrida no limite. Muito de um mesmo tipo de treino pode deix-lo sentindo-se entediado. A boa notcia que treinar para distncias mais curtas completamente diferente!

Antes da minha pausa nas maratonas, senti-me completamente enjoada de treinar. Mas quando eu nervosamente disse ao meu treinador que eu estava preocupada com o esgotamento, ele respondeu preenchendo minha planilha com corridas de fartlek, intervalos rpidos e um monte de novos (para mim) treinos. A mudana foi revigorante e ajudou a redefinir minha perspectiva sobre o treinamento. No final da temporada, eu estava pronta para enfrentar a maratona novamente.

Melhorias de velocidade

A corrida de longa distncia tima para aumentar a resistncia fsica e mental, mas menos ideal para a construo de curtos incrementos de velocidade. Ao invs de treinos cansativos em ritmo de maratona ou corridas longas de ritmo, voc precisar incorporar diferentes tipos de exerccios em sua planilha, incluindo muitos intervalos curtos e rpidos.

Eu estava nervosa por deixar meus fiis treinos para a maratona para trs, mas o fartlek e as repeties de 400 metros que as substituram me serviram bem. Na verdade, consegui aumentar minha velocidade a um ritmo incrvel. Quando finalmente voltei para a corrida de longa distncia, meus ritmos rpidos melhoraram de 12 a 20 segundos por quilmetro e meus ritmos mais rpidos melhoraram ainda mais. Ficou claro que uma temporada focada em treinos de velocidade fez o truque.

Construo de fora

Sim, a maratona te faz forte, mas no deixe isso tirar a fora que vem de correr um 5K. Correr mais rpido a uma distncia menor aumenta seu VO2 mximo, permitindo que seu corpo se adapte a velocidades mais rpidas e, como resultado, fique mais forte. Na verdade, os corredores de longa distncia podem se beneficiar enormemente do treinamento para 5K; nossos corpos tendem a cansar no final de um esforo longo e sustentado, mas focar na fora e velocidade necessrias para as corridas de 5K tambm trar fora e velocidade para as corridas de longa distncia.

Depois que passei uma temporada treinando para 5 e 10km, meu retorno meia maratona foi incrivelmente forte. Senti-me muito bem nos ltimos quilmetros da prova e sabia que poderia suportar a dor na hora em que a prova ficou dura - como no 5K. Eu at tirei impressionantes sete minutos do meu recorde pessoal!
E ento, gostaram? Abraos e beijos a todos e at a prxima! mrgreen

Fonte: Competitor.com (adaptado por Coelho de Programa)

Leia mais sobre: 5km, 10km, corrida de longa distncia, maratona, meia-maratona

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