Parceiros
[X] Fechar

Seu nome:

Seu email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

O que a “corrida-raiz” da Etiópia tem a nos ensinar
Compartilhe! Telegram Whats Email Mapa de imagens. Clique em cada uma das imagens

segunda-feira, 16 de agosto de 2021 - 10:16
ethiopia runningUma das melhores coisas que já fiz para correr foi visitar a Etiópia. Minha primeira viagem a Sululta, uma cidade rural a 10 quilômetros de Adis Abeba, foi em 2012, no meio da minha viagem de um ano ao redor do mundo. Por dois meses, apaixonei-me, pela paisagem acidentada, sol intenso, comida saborosa e, acima de tudo, a cultura da comunidade da corrida. Demorou um pouco para eu liberar meu controle sobre a abordagem que sempre conheci, profundamente arraigada como estava. Mas assim que aprendi a seguir o exemplo dos habitantes locais e a abraçar a maneira como eles treinavam, descansavam e geralmente abordavam a corrida, minha perspectiva começou a mudar. Aquele trecho da minha viagem passou mais rápido do que eu gostaria e, no dia em que parti, já sonhava com meu retorno.

Quatro anos depois, encontrei-me em uma jornada de 36 horas de volta à África Oriental, ansiosa por recuperar o espírito e a atitude que haviam me conquistado em minha primeira visita. Apesar do meu tempo ausente, não demorou muito para voltar a um bom ritmo nos bosques de eucaliptos de Sululta e nas trilhas sinuosas do Monte Entoto. Também tive mais facilidade para identificar o que a tradição de corrida etíope - e especialmente as mentalidades que a tornam única - me atraiu em primeiro lugar.

Aqui estão três das mudanças mentais que passaram para mim na Etiópia e deixaram uma impressão duradoura em meu relacionamento com a corrida:

1) Mais esforço que métricas

Nós, corredores americanos, amamos nossas métricas. Quer se trate de quilômetros, ritmo, parciais, frequência cardíaca ou oscilação vertical, se podemos medi-lo, frequentemente o fazemos. Eu me considero minimalista no quesito dados, optando por um simples Timex em vez de um relógio GPS para a maioria das corridas. Mas, novamente, tenho mantido registros de treinamento detalhados por quase 16 anos - então, números e minúcias claramente têm peso.

Descobri que as coisas são diferentes na Etiópia. Muitos corredores não usavam relógios, e os que usavam não estavam grudados nos deles como costumo fazer durante esforços difíceis. Não me lembro de nenhuma conversa sobre quilometragem ou minutos. Dados o terreno em que correm e os caminhos sinuosos que forjam, seria difícil calcular a distância ou a elevação de qualquer maneira.

Correr com atletas mais rápidos, mas com menos métricas, me convenceu de uma vez por todas que o esforço é mais importante. Desde então, não desisti de controlar o volume semanal ou de me preocupar com as parciais nos treinos, mas tento deixar meu corpo e os níveis de esforço tomarem as rédeas com mais frequência.

Isso mentalmente se estende aos famosos dias fáceis da África. É tentador correr rápido sempre que possível: corridas fáceis, aquecimentos, trotes entre intervalos e muito mais. É eficiente e parece que estamos obtendo ganhos todos os dias. Mas correr no limite difícil todos os dias não é apenas insustentável, mas compromete o quão difíceis podem ser os dias verdadeiramente difíceis.

A seriedade com que meus parceiros etíopes de treinamento encaravam sua recuperação era impressionante. Para começar, a maioria dos corredores tirava um dia de folga total na semana, uma prática que não é comum entre os profissionais americanos. Além disso, eles levam corridas fáceis a outro nível. Frequentemente, começávamos com uma curta caminhada e lentamente avançávamos até um trote. Às vezes terminávamos com um ritmo decente, mas com a mesma frequência, cobríamos o terreno o mais vagarosamente possível enquanto ainda estávamos tecnicamente correndo. Minha paciência foi definitivamente testada no início, mas assim que comprei a ideia, minhas pernas começaram a se recuperar mais rápido do que antes. Minha forma física não sofreu nem um pouco, como eu temia que acontecesse.

Aprendi que correr superlento ocasionalmente não torna os corredores superlentos. Quando espargidos ao longo de um programa de treinamento intenso, os verdadeiros dias fáceis prosperam. Agora, raramente uso relógio nos dias de recuperação e frequentemente corro com um ou dois amigos em quem confio para conter meu ritmo.

2) "Por que não eu?"

Entre as mídias sociais, em sites como o LetsRun e em conversas sobre corrida, não é preciso muito trabalho para avaliar os adversários de antemão, determinar aproximadamente onde você está inserido e aparecer para a prova com um bom palpite sobre como ela será. Definitivamente, sou culpada e não é uma forma muito divertida ou eficaz de competir.

As corridas que vi na Etiópia não aconteciam de maneira tão previsível. Quer fosse o campeonato nacional de cross-country ou a Great Ethiopian Run 10K Road Race, eu sempre me assustava com a quantidade de competidores que começavam como morcegos do inferno, se misturando com estrelas internacionais e não ligando para o fato de que eles não tinham as mínimas credenciais ou experiência. A menor chance de que aquele dia pudesse ser o dia deles era motivo suficiente para arriscarem.

O fato de que a maioria desses corredores ousados não durava na frente não é o ponto. A mentalidade do "por que não eu" é algo que admiro e em que ainda estou trabalhando. Correr riscos nem sempre compensa, mas ao pôr todos os resultados possíveis na mesa, as chances de um desempenho de ouro disparam.

3) Sem financiamento/sem desculpas

Na faculdade, eu era exigente em relação a muitos aspectos da minha corrida porque podia. Eu comia o mesmo almoço antes de cada treino da tarde (um bagel com manteiga de amendoim, uma banana e mel), tinha um estoque infinito de tênis novos e roupas respiráveis e tinha que decidir onde, quando e com que rapidez correr meu treino seria executado.

Meu tempo em Sululta e as pessoas com quem corri me fizeram repensar o quanto tudo isso importa. Uma amiga próxima não tinha sutiã esportivo até que eu dei a ela um dos meus. Um corredor que conheci no Monte Entoto treinava com tênis tão esfarrapados que a parte superior ficava pendurada por fios, constantemente deixando as pedras entrarem. Não me lembro de nenhum corredor local aparecendo para um treino com um pacote de gel ou bebida esportiva. E em qualquer dia, nós corríamos por qualquer lugar e pelo tempo que a pessoa que liderava quisesse. Isso não quer dizer que as facilidades não fossem bem-vindas ou benéficas, apenas que não interferiam em um treinamento bom e consistente nem forneciam material para desculpas.

É fácil pensar que tudo tem que ser perfeito para que possamos estar no nosso melhor. Como vi várias vezes na Etiópia, isso simplesmente não é verdade. Sempre haverá uma desculpa se estivermos procurando por uma, mas quando estamos preparados para dar o nosso melhor, não importa a situação, desculpas não têm lugar.
Traduzido do site PodiumRunner.com

Fonte: PodiumRunner.com

Leia mais sobre: esforço, gps

Copyright - Marcelo Coelho