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Corra pela percepção de esforço e seja feliz!
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quinta-feira, 30 de novembro de 2017 - 09:38
garminFala galera! Já há algum tempo venho, com a orientação dos meus treinadores, procurando opções mais "raiz", ou seja, menos dependentes da tecnologia, para meus treinos de corrida.

Confesso que isso tem sido bastante complicado pra mim, um amante da tecnologia tão maníaco por controle e viciado em números e estatísticas que acabo frequentemente negligenciando aquilo que deveria ser o mais importante: escutar os sinais do corpo.

Pois bem, o artigo que traduzo hoje, do excelente site WomensRunning, dá dicas de como fazer isso e quais são os benefícios.

Bora dar uma lidinha? mrgreen
Shelly Binsfield, uma treinadora de atletismo com sede em Nova York, fez um teste com seu grupo de treino. Durante um inverno, depois de correr em esteiras, ela pediu a seus atletas que cobrissem as telas para esconder sua velocidade. Então ela os instruiu a ajustar a velocidade pela percepção até atingirem o que eles achavam que era o seu objetivo.

O resultado? Muitos corredores atingiram o ritmo sem ver as métricas da esteira.

Os corredores constantemente questionam a rapidez com que devem correr em um determinado dia. Sua resposta geralmente vem do seu relógio. No entanto, a corrida com base no que seu dispositivo diz pode não ser o melhor indicador de treinamento. Em vez disso, mais treinadores estão apontando corredores para outra estratégia: correr pela percepção.

"Correr pela percepção pode ajudá-lo a entender com o que se parecem certos ritmos. Você vai entender intuitivamente com o que esses ritmos se parecem e você estará melhor preparado para se sentir assim em uma situação de prova", diz Jason Fitzgerald, treinador e autor de Running for Health and Happiness

Avaliar seu ritmo intuitivamente significa saber como é um esforço fácil ou difícil sem olhar para o relógio ou ter um aplicativo gritando na sua orelha. Ao contrário da maioria dos corredores, que aceleram demais ou muito cedo, os corredores que correm pela percepção ajustam automaticamente seus esforços.

"Correr pela percepção versus com um ritmo definido pode otimizar o desempenho e a experiência para muitos corredores. Você está ajustando sua corrida através de fatores externos, como subidas, temperatura, vento e umidade", diz Laura Norris, uma treinadora treinada certificada em Seattle.

Por exemplo, uma corrida em clima quente pode ter que ser de 30 a 90 segundos mais lenta que uma corrida em temperaturas mais amenas. No entanto, os corredores nem sempre ajustam seu ritmo para se adaptar às condições.

"Dependendo do que você fez durante a semana, seu ritmo fácil pode diferir imensamente de dia para dia. Seu ritmo de recuperação pode ser muito mais lento, dependendo das condições climáticas, do quão bem você dormiu e se você tomou cafeína", diz Fitzgerald.

A sugestão prescrita é abandonar o relógio e usar outras formas de marcar o ritmo na corrida. No entanto, aprender intuir o ritmo é uma habilidade.

"Eu uso algumas métricas para correr pela percepção: respiração, capacidade de falar e como eu me sinto fisicamente. Pretendo correr com um esforço leve o suficiente para poder conversar, onde minha respiração não é complicada.

"É preciso prática para correr pela percepção
", diz Norris.

Especialistas dizem que as corridas por percepção de esforço devem ser incorporadas ao treinamento no início, quando você está construindo sua base aeróbica.

"Isso cria o hábito de correr com base no esforço e permite que você veja exatamente onde sua aptidão está. À medida que o ciclo de treinamento avança, você vê que ritmos está atingindo em treinos diferentes. Então você pode ter uma ideia de um ritmo-alvo e começar a treinar nesse ritmo", diz Norris.

Fitzgerald sugere que os corredores também façam seus treinos regenerativos por percepção de esforço.

"Arrume um relógio que não seja um smartwatch e apenas cronometre sua corrida. Vá correr por 40 a 45 minutos e se dê por satisfeito no dia. Alguns corredores tendem a ter obsessão demais pelo ritmo. Há uma hora e um lugar para saber o quão rápido você está correndo e uma corrida de recuperação não é essa hora", diz Fitzgerald.

Embora os corredores adorem métricas e dados, como cadência ou tempo de contato com o solo, essas métricas nem sempre contam a história toda.

"Gráficos e gráficos muitas vezes destacam as métricas de resultados, não o progresso", diz Binsfield. Ela acrescenta que a seção de notas de um aplicativo ou comentário sobre o treino é a melhor maneira de "pensar em seu processo" e "obter uma nova visão sobre o que funcionou ou não".

Com uma percepção de ritmo, os corredores podem evitar de ir bruscamente logo na linha de partida e estar melhor preparados para o dia da corrida.

"Comece com um esforço controlado para evitar correr muito rápido, corra no que parece ser o seu ritmo-alvo no meio e dê tudo no final. Você pode se surpreender", diz Norris.
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Fonte: Competitor.com (adaptado por Coelho de Programa)
Palavras-chave: corrida, garmin, tecnologia

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