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segunda-feira, 7 de dezembro de 2015 - 10:39
Corredoers conversandoFala, galera!

Hoje em dia, há corredores que seguem uma linha mais "natural" no que se refere ao seu treinamento, ficando menos apegados a gadgets e procurando correr da maneira menos tecnológica possível. Há até gente que corre descalça, mas isso já foi destacado nos post da resenha do Livro Nascido para Correr.

Meu foco, na tradução que trago hoje do excelente site Competitor.com, é o ritmo, ou o tal do pace.

Nas planilhas geralmente há indicações para que se corra tantos km ou minutos em ritmo lento, moderado ou forte. Para esses que gostam de correr sem a tecnologia, como saber se o ritmo é o ideal?

Para tentar responder a essa pergunta, vamos à tradução:

Hoje, existem muitas maneiras de monitorar e avaliar a qualidade do seu treino. Há um grande número de dispositivos para lhe dar feedback em tempo real sobre o seu ritmo, cadência, ritmo cardíaco e calorias queimadas.

Mas você não precisa gastar muito em aparelhos ou ter um PhD em fisiologia para avaliar eficazmente o seu treino. Na verdade, você já tem uma das melhores maneiras de avaliar o seu treino: o Teste da fala. Ele tem estado em voga desde o primeiro boom da corrida e aqui está como ele funciona.

À medida em que você treina, você simplesmente usa a sua capacidade de falar para medir o seu esforço. Para treinos na zona de resistência – corridas de recuperação, corridas fáceis e corridas longas – a respiração deve estar sob controle e você deve ser capaz de manter uma conversa com seu parceiro de treinamento. É por isso que este tem sido chamado de "ritmo de conversação." Claro, você pode respirar mais pesado em subidas, mas para a maior parte, você deve ser capaz de conversar.

A zona de Stamina inclui exercícios inclui treinos em ritmo constante, "tempo runs" ou intervalados. Estes "tempos runs " são ótimos para melhorar seu limiar de lactato, mas são um pouco complicados, pois se executá-los muito lento não obterá o máximo de benefícios e se executá-los muito rápido, irá para a zona de velocidade. Usando o teste da conversa, os treinos na Zona Stamina estão num ritmo em que você não será capaz de falar por muito tempo, mas você também não deve ser subir de tom. O teste da conversa ensina que você está na Zona de Stamina quando pode falar frases curtas como "Nesse ritmo eu me sinto bem ".

A zona da velocidade deixa a respiração normalmente mais difícil. Com o teste da conversa, você pode agora só falam uma ou duas palavras durante cada repetição rápida, especialmente nas últimas repetições. Frases como "Muito rápido" ou "Aumente" são sobre tudo que você consegue falar durante os treinos de velocidade.

Na zona final de treino, a Zona Sprint, tudo que você pode falar são grunhidos, gemidos e os ocasionais "uuufff". Para a maioria dos corredores, a frase "o silêncio é de ouro" se encaixa muito bem nestes exercícios muito rápidos, onde qualquer comunicação está reservada para os "jogs" de recuperação entre os sprints.

Como treinador, acho que o teste da conversa pode ser uma ótima maneira dos corredores novos e antigos se familiarizarem com seu ritmo, freqüência cardíaca e esforço. É uma ótima ferramenta para uso em condições adversas, como quando está quente, úmido ou com muito vento. Nessas condições, é fácil o ritmo atrasar, mas isso não significa que você não está tendo um bom treino. O teste da conversa remove a pressão de atingir e manter um ritmo, fazendo com que você obtenha o melhor de seu treino, não importando as condições.

Quando você avançar para o seu próximo segmento de treino, lembre-se que o teste da conversa está sempre pronto para ajudá-lo a correr no seu melhor.


E aí, gostou da matéria? Se sim, deixa o seu joinha e/ou o seu pitaco nos comentários!

Abraços e beijos a todos e até a próxima!

Fonte: Competitor.com (adaptado por Coelho de Programa)

Leia mais sobre: corrida, pace, gadgets, teste da fala

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