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Como a corrida afeta nossa vida fora dos tênis
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segunda-feira, 25 de setembro de 2017 - 13:38
correndo de ternoFala, galera! Quem acompanha as matérias aqui do site já viu algumas vezes eu colocar posts sobre a relação da corrida com o bem-estar.

Engana-se quem pensa que os benefícios da atividade física em geral são apenas para o físico. Atrevo-me a dizer que no meu caso, os ganhos foram muito mais mentais que qualquer outra coisa!

Se você já pratica alguma atividade física regularmente, talvez post não seja para você (embora eu vá ficar muito feliz se você continuar lendo! mrgreen), e sim mais para quem está a fim de mudar sua rotina diária e precisa de um empurrãozinho.

Pois bem, a matéria de hoje, traduzida do excelente site WomensRunning, traz justamente um depoimento de uma corredora chamada Corinne Keating, mostrando como e em que pontos sua vida se transformou depois de adquirir o sagrado hábito de moer as canelas! Bora dar uma lidinha?
Por mais louco que pareça, o exercício faz com que a maioria das pessoas se sinta mais energizada. Estava cética para dizer o mínimo, porque não me sentia com energia para começar. Eu estava constantemente exausta durante a jornada de trabalho, lutando para me concentrar e precisando de vários coffee breaks, não importava o quanto tinha dormido na noite anterior.

Eu queria me sentir mais forte e entrar em uma rotina mais saudável, então decidi começar correndo. Fiquei chocada com a diferença que fez na minha jornada de trabalho e na quantidade de formas em que afetou minha saúde, humor e produtividade.

Se você está pensando em colocar a corrida para fazer parte da sua rotina, não hesite. Abaixo estão algumas das coisas que eu notei mudarem na minha mente e meu corpo e o impacto geral que o exercício teve no meu trabalho.

Autoestima

Embora isso pareça bobo de mencionar, se você luta com falta de confiança e baixa autoestima no local de trabalho, sabe como a autoestima é essencial para a produtividade.

Antes de começar a correr regularmente, notava uma tendência na relação da minha autoestima com o trabalho. Faltava confiança quando me sentia lenta e pesada, muitas vezes devido à inatividade e excesso de comida. Eu nem sequer tinha uma dieta pobre: eu simplesmente não estava trabalhando a minha ingestão calórica.

Correr, mesmo que um pouco todas as manhãs, fez com que a comida que estava comendo parecesse combustível e que eu não perdesse o controle sobre ela no meu dia de trabalho. Eu já ia para o trabalho com o sentimento de dever cumprido, simplesmente porque já tinha me exercitado e cuidado da minha saúde física antes de todo o resto.

Energia e Produtividade

woman runningO exercício regular faz com que seu coração bombeie e seu sangue se mova, o que faz uma diferença imediata em seus níveis de energia e produtividade. A letargia não ajuda a melhorar os sistemas circulatório e cardiovascular, componentes importantes para manter a energia sustentada ao longo do dia.

Correr também parecia me refrescar. O leve estiramento dos meus músculos e a doce dor pós-treino que sentia fizeram muito pela minha motivação. Pesquisadores descobriram que as endorfinas liberadas durante o exercício têm uma qualidade "viciante" e desempenham um papel importante para motivá-lo a continuar se exercitando.

Melhoria do humor

Todos sabemos que estar de bom humor é um dos ingredientes essenciais em um bom dia de trabalho. Eu percebi que coisas como autoestima e meu senso de realização tiveram um enorme impacto no meu otimismo. Se eu estivesse me sentindo bem com relação a mim, meus objetivos e minha trajetória, era mais provável que gostasse do meu dia de trabalho.

A corrida também melhorou significativamente meu humor. Eu experimentei altas nas endorfinas que recebi através do exercício e na confiança em minha força física e aparência. Porque eu estava trabalhando em direção a um objetivo e estava lentamente cumprindo meu desejo de uma rotina melhor e mais saudável, sentia-me bem com minha trajetória e progresso.

Melhoria no sono

O desejo de me sentir bem descansada e totalmente energizada nas manhãs foi o que despertou meu interesse em correr em primeiro lugar. Eu estava tão cansada no começo da minha jornada que estava disposta a tentar qualquer coisa para dormir melhor, mesmo gastando energia extra para correr pela manhã! Sentar-se em uma mesa o dia todo pode afetar-nos fisicamente e mentalmente.

Agora, eu admitirei - esse resultado não foi imediato. Esforcei-me para descobrir minha nova rotina e tornar-me rigorosa ao obedecer a hora de dormir. Eu sacrificava o sono para poder correr alguns dias no fim da semana e percebi que dormir uma hora de mais cedo me faria bem. À medida em que ajustei meu horário de sono para mais cedo, percebi que estava dormindo melhor e me sentindo mais acordada durante o dia graças às minhas rotinas regulares.

A corrida trabalha seu sistema cardiovascular e torna sua frequência cardíaca em repouso mais baixa ao longo do tempo. Descobri que o exercício também reduziu minha ansiedade e tornou mais fácil para mim adormecer.

A conclusão? Corra!

Embora eu fosse certamente cética no início, tive que admitir que a corrida trouxe vários benefícios para a saúde mental após algumas semanas. Minha autoestima melhorou e minha ansiedade diminuiu. Fiquei tão apaixonada pelo sentimento que o exercício me dava que procurei exercícios rápidos que poderia fazer no trabalho para poder experimentar aquela onda de energia sempre que me sentia em baixa. Parei de fazer tantos coffee breaks como costumava fazer.

Tornar a corrida parte da sua rotina diária é uma ótima ideia se você está sofrendo de falta de energia ao longo do dia. O exercício regular tem um enorme impacto no otimismo e na motivação, e eu recomendaria o que fiz a qualquer um que deseje se sentir rejuvenescido.

E então, convenceu-se? Então bora! Quem sabe a gente se encontra num longão ou numa prova por aí? mrgreen

Abraços e beijos a todos e até a próxima!

Fonte: Competitor.com (adaptado por Coelho de Programa)

Leia mais sobre: corrida, bem-estar, produtividade, humor, autoestima

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